Coração | Pericárdio

O pericárdio é um  saco fibroso e cheio de líquido que envolve o corpo muscular do coração e as raízes dos grandes vasos (aorta, artéria pulmonar, veias pulmonares e veias cava superior e inferior).

Imagem: https://www.kenhub.com

Estrutura anatômica

O pericárdio é composto de duas camadas principais: uma camada externa resistente, conhecida como  pericárdio fibroso,  e uma camada interna fina, conhecida como  pericárdio seroso. 

Pense em uma laranja… onde a casca externa pode ser considerada a camada fibrosa, e o material branco interno seria a camada serosa.

Pericárdio fibroso

Contínuo com o tendão central do diafragma, o pericárdio fibroso é constituído por tecido conjuntivo resistente e é relativamente não distensível

Sua estrutura rígida evita o enchimento rápido do coração, mas pode contribuir para sérias consequências clínicas.

Pericárdio seroso

Fechado dentro do pericárdio fibroso, o próprio pericárdio seroso é dividido em duas camadas: a  camada parietal externa  que reveste a superfície interna do pericárdio fibroso e a camada visceral interna  que forma a camada externa do coração (também conhecido como  epicárdio). 

Cada camada é composta de uma única folha de células epiteliais, conhecida como mesotélio.

Encontrada entre as camadas serosas externa e interna é a  cavidade pericárdica , que contém uma pequena quantidade de fluido seroso lubrificante. 

O líquido seroso serve para minimizar o atrito gerado pelo coração quando ele se contrai.

Funções

O pericárdio tem muitos papéis fisiológicos, sendo os mais importantes detalhados abaixo: 

O pericárdio possui muitos papéis fisiológicos, sendo os mais importantes detalhados abaixo.

Corrige o coração – no mediastino e limita seu movimento. 

A fixação do coração é possível porque o pericárdio está ligado ao diafragma, esterno e túnica adventícia (camada externa) dos grandes vasos

Evita o enchimento excessivo  do coração. 

A camada fibrosa relativamente inextensível do pericárdio impede que o coração aumente de tamanho muito rapidamente, colocando assim um limite físico no tamanho potencial do órgão

Lubrificação  Uma fina película de fluido entre as duas camadas do pericárdio seroso reduz o atrito gerado pelo coração enquanto ele se move dentro da cavidade torácica

Proteção contra infecção  O pericárdio fibroso serve como uma barreira física entre o corpo muscular do coração e os órgãos adjacentes propensos a infecções, como os pulmões.

Inervação

nervo frênico (C3-C5) é responsável pela inervação somática do pericárdio, além de fornecer inervação motora e sensorial ao diafragma. 

Com origem no pescoço e viajando pela cavidade torácica, o nervo frênico é uma fonte comum de dor referida, com um exemplo importante de dor no ombro causada por pericardite.

Imagem: https://teachmeanatomy.info/

Referências Bibliográficas

BONTRAGER: Kenneth L.;  John P.  Manual Prático de Técnicas e Posicionamento Radiográfico. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

DRAKE, Richard L.; VOGL, A. Wayne; MITCHEL, Adam W. M.: Gray’s anatomia clínica para estudantes. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

HALL, John Edward; GUYTON, Arthur C. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 13 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

NETTER: Frank H. Netter Atlas De Anatomia Humana. 5 ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.

MOORE: Keith L. Anatomia orientada para a clínica. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

SOBOTTA: Sobotta J. Atlas de Anatomia Humana. 21 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Gostou do conteúdo? Ajude-nos compartilhando em suas redes sociais.
Scroll Up